terça-feira, 1 de maio de 2012

Anemone hortensis





Anemone hortensis L.
Herbácea, vivaz, rizomatosa, da família Ranunculaceae, possui caule erecto que pode atingir até 40 cm de altura; folhas basilares, longamente pecioladas, palminérvias com recortes que chegam, por vezes até ao pecíolo e as caulinares, verticiladas, sésseis, simples ou lobadas;  flores solitárias terminais, com 3 a 6 cm de diâmetro, com pétalas de cores variadas (branco-azulado, rosa, ou violeta).
Distribui-se, enquanto espontânea, por vários países do sul da Europa, banhados pelo Mediterrâneo, designadamente, França (onde é designada por Anémone des jardins) Itália (Anemone stellata ou Fior di stella ), Croácia, Albânia e Grécia. Como planta ornamental, utilizada em jardinagem, é, porém, cultivada noutras  paragens. Não encontrei, no entanto, qualquer referência à presença desta espécie em Portugal, não sendo, porém, de excluir a sua existência, enquanto planta de jardim. Encantos que justifiquem a sua presença, não lhe faltam.
Floração: de fevereiro a abril.
(Data e local: abril - 2012; arredores de Segesta - Sicília, num cenário dominado pelo belo templo dórico (em baixo)

3 comentários:

Anabela disse...

dórico? toscano?

As colunas não têm as caneluras que caracterizam as ordens gregas (mesmo a dórica)

A coluna assenta sobre uma base e a ordem dórica não tem base. A coluna dórica assenta directamente sobre o 3º degrau (estilóbata)

O friso é sem dúvida dórico mas as colunas parecem-me toscanas.

Dórico ou não é magnifico. Belas fotos ;)

Francisco Clamote disse...

Como "dórico" mo "venderam" Anabela. E como "inacabado". Mas do que não tenho dúvidas após a leitura do comentário é sobre os seus conhecimentos na matéria. Os meus agradecimentos pela lição.

Anabela disse...

A arquitectura clássica é uma área que gosto sim. Não sou muito conhecedora mas sobre as colunas sim. Tudo nelas me fascina, as proporções, a forma como se foram tornando leves e esbeltas. Acho-as um atrevimento dos clássicos :)e tenho o mesmo sentimento quando olho para os arcobotantes do gótico. Atrevimentos que revolucionaram as construções.
Gosto mais da arquitectura romana do que a grega. é mais simples e a ordem de arquitectura que me enche as medidas no equilíbrio da força e da beleza é a compósita (jónica + coríntia ;)