terça-feira, 20 de março de 2012

Cephalanthera longifolia



Cephalanthera longifolia (L.) Fritsch 
Erva vivaz, da família Orchidaceae, não ultrapassa, geralmente, 30 cm de altura. Apresenta folhas estreitas e compridas e inflorescência frouxa, com 8 a 20 flores brancas, com o labelo manchado de amarelo.
Orquídea de hábito terrestre, distribui-se por boa parte da Europa, pelo ocidente e sudeste da Ásia e peo norte de África, ocorrendo na orla de matos e de florestas e, frequentemente, sobre solos calcários.
Em Portugal distribui-se de forma descontínua, encontrando-se sobretudo a norte do Tejo e, ao que parece, a Serra da Arrábida é o limite sul da sua área de distribuição.
Floração: entre março e julho
SinonímiaCephalanthera ensifolia (L.) Rich.; Cephalanthera ensifolia (Murray) Rich.; Cephalanthera ensifolia Rich.; Cephalanthera longifolia (Huds.) Fritsch; Serapias ensifolia All.; Serapias grandiflora L.;Serapias longifolia Huds.
(Local e data: Serra da Arrábida; 18 - março - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Entre medronheiros e urzes, esta orquídea é relativamente frequente no Douro. Também é frequente a orquídea "testículo-de-cão", ocorrendo em espaços mais abertos.
Só há poucos anos tive consciência da sua ocorrência.
Cumprimentos.

Francisco Clamote disse...

Obrigado amigo, pela informação. Eu confesso que nunca a tinha avistado antes. Ou, pelo menos, nunca tinha reparado nela, com olhos de ver.