quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Campanula herminii

Campanula herminii Hoffmanns. & Link
Aquando da publicação pela Maria Carvalho, no "Dias com árvores", deste "post" sobre esta belíssima campainha, desde logo manifestei o meu desconsolo por não a ter avistado aquando da minha excursão pela Serra da Estrela, durante o mês de Junho. Logo, na altura, fiz a mim próprio a promessa de lá voltar para tentar encontrá-la. A promessa foi cumprida nos finais de Setembro e acabei por ter a sorte de ainda ter podido encontrar dois exemplares em floração: o da imagem, instalado na fissura duma rocha granítica e uma outra, no mesmo local, a meia  encosta, na vertente nascente do Cântaro Raso, a uns 1800 m de altitude.
Para mais completa informação sobre a espécie, recomenda-se ao visitante interessado que dê um salto até ao "post"citado, onde poderá encontrar indicações de longe mais fiáveis do que as minhas.
A Maria Carvalho, a quem agradeço mais esta dica, afirma  no "post" citado, que a espécie não tem nome vulgar registado em vernáculo. Todavia, supondo que o epíteto específico  (herminii)  faz referência aos Montes Hermínios, nome por que também é designada a Serra da Estrela,  não seria inteiramente descabido, julgo eu, baptizá-la de Campainha da Serra da Estrela.
(Data da obtenção da foto: 26 -09-2011)
(Clicando na imagem, amplia)

2 comentários:

anamar disse...

Depois de o cumprimentar no FK, desejos de bom fim de semana e o bom que é aterrar na sua "terra".
:))

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Anamar. Retribuo os cumprimentos e os votos de bom fim de semana.