sábado, 4 de junho de 2011

Matthiola fruticulosa



Matthiola fruticulosa*(Loefl ex L.) Maire

Erva vivaz, lenhosa na base, da família Brassicaceae, com caule muito ramificado, podendo atingir os 60 cm de altura; folhas geralmente lineares, por vezes, oblongas; flores com 4 pétalas de cor púrpura (eventualmente amarelas) dispostas em cachos pouco densos.
Distribuição geral: Região Mediterrânica.
Em Portugal, ocorre no nordeste setentrional, Baixo Douro, Arrábida e sudeste do território do Continente. 
Surge em terrenos incultos, secos, rochosos e com boa exposição solar, brotando, pelo menos as que avistei, em solos calcários e frequentemente em fendas de rochas.
Floração: de abril a julho. 
*Não encontrei designação em português. Parece-me, no entanto, que já vai sendo tempo de a baptizar. Os espanhóis designam a espécie por alhelí del campo, expressão que poderíamos traduzir por Goivo-do campo. Prefiro, no entanto, tendo em conta o local em que as fotografei, a designação de Goivo-das-encostas, ou, em alternativa, Goivo-das-rochas.
(Local e data: encostas marítimas na zona da Azoia - Cabo Espichel; 01 - junho -2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Anabela disse...

goivo das rochas parece já existir como designação comum de outro goivo :(

Não me candidatando a madrinha do goivo; - goivo crucífero??? :P

Francisco Clamote disse...

A Anabela tem toda a razão: de facto, constato agora depois da sua observação, que não há uma, mas duas espécies que dão pelo nome de Goivo(ou Gouveiro)-da-rocha, a saber: "Matthiola maderensis" e matthiola parviflora".
A sugestão é que, desta feita, não me parece aceitável. É que o epíteto de "crucífero" todos os goivos o podem reivindicar, pois todos fazem parte da família que já foi designada por "Cruciferae", designação que alguns autores ainda usam.Saudações.

Anabela disse...

também cheguei a essa conclusão e vinha aqui dizer-lhe que não podia ser goivo crucífero mas isto de uma flor não ter nome comum é um aborrecimento para a flor. Ninguém vai dizer: - vou ao monte colher umas Matthiola fruticulosas para fazer um arranjo - um aborrecimento :)

A flor é lindíssima na forma e na cor e de facto a sua característica quadrática, crucífera salta sobre todas as outras características.

A planta no seu conjunto faz-me no entanto lembrar uma característica interessante. A haste da planta que floresce ergue-se muito acima daterra para fazer brotar a sua beleza aérea na forma de quadrado. Como se precisasse de relembrar o elemento que a brotou; - a terra - ao florir.

memórias??
-vou ao monte colher umas memórias para fazer um arranjo...
:)