segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Alcachofra-de-são-joão (Cynara humilis)

(Clicando, amplia)
Alcachofra-de-são-joão, também designada pelos nomes comuns de Alcachofra-branca e Alcachofra-brava, com o nome científico de Cynara humilis L. A sua distribuição encontra-se limitada ao Centro e Sul da Península Ibérica e ao Noroeste de África, onde surge em terrenos incultos.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Asterales; Familia: Asteraceae; Género: Cynara; Espécie: Cynara humilis.

2 comentários:

Tágide disse...

Bom dia

Encontrei o seu blog quando pesquisei no google sobre serralha, sabe onde posso encontrar esta planta? Li num forum de coelhos anões que se lhes poderia dar e como tenho um gostaria de pedir ajuda.
Desde já agradeço. Cris

Francisco Clamote disse...

Bom dia.
A serralha pode ser encontrada em qualquer terreno inculto ou cultivado e mesmo à beira dos caminhos. Julgo, no entanto, que, nesta altura do ano, já não será fácil, porque entretanto, a plantas secaram. Admito, todavia, que ainda se possam encontrar em terrenos que permaneceram com humidade ao longo do verão.Por exemplo, em jardins e parques com fontes e pequenos lagos. Em supermercados, suponho que não haverá à venda esta espécie (hipótese que admito, porque também é usada para consumo humano, sobretudo, em saladas) mas encontra de certeza plantas do mesmo género, com o nome comercial de rúcula, embaladas para esse mesmo efeito e que, suponho, serão também do agrado dos seus coelhos anões, pois o sabor não é muito diferente. Cumprimentos.