segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Alcachofra-de-são-joão (Cynara humilis)

(Clicando, amplia)
Alcachofra-de-são-joão, também designada pelos nomes comuns de Alcachofra-branca e Alcachofra-brava, com o nome científico de Cynara humilis L. A sua distribuição encontra-se limitada ao Centro e Sul da Península Ibérica e ao Noroeste de África, onde surge em terrenos incultos.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Asterales; Familia: Asteraceae; Género: Cynara; Espécie: Cynara humilis.

domingo, 27 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

(Clicando, amplia)
Esta planta com a designação científica de Monstera deliciosa Liebm. e conhecida vulgarmente pelo nome de Costela-de-adão, é originária das florestas húmidas do Sul do México até ao Sul do Panamá, mas encontra-se amplamente divulgada como planta ornamental, incluindo como planta de interiores, mesmo em regiões, como Portugal, que não têm as condições climáticas do lugar de origem. Produz um fruto muito apreciado, daí o "deliciosa", mas a planta não floresce, nem dá frutos em todos os ambientes.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Liliopsida; Ordem: Alismatales; Família: Araceae; Género: Monstera; Espécie: Monstera deliciosa .

domingo, 20 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Encephalartos villosus

(Clicando, amplia)
Originária da África do Sul e Suazilândia, esta planta com o nome científico de Encephalartos villosus (Gaerin.) Lehm. é também cultivada noutras paragens do globo como planta ornamental.
Classificação: Divisão: Cycadophyta; Classe: Cycadopsida; Ordem: Cycadales; Família: Zamiaceae; Género: Encephalartos; Espécie: Encephalartos villosus.

domingo, 13 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Encephalartos transvenosus

(Clicando, amplia)

Esta planta, nativa do Leste da Província do Transval - África do Sul, com a designação científica de Encephalartos transvenosus Stapf & Burtt Davy, é utilizada, fora da região de origem, como planta ornamental.
Classificação: Divisão: Cycadophyta; Classe: Cycadopsida: Ordem: Cycadales; Família: Zamiaceae; Género: Encephalartos; Espécie: Encephalartos transvenosus .

sábado, 12 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Encephalartos horridus

(A planta)

(Pormenor)

Com o nome científico de Encephalartos horridus (Jacq.)Lehm, esta planta é nativa da África do Sul (Leste da Província do Cabo). Fora do seu habitat natural, é usada com planta ornamental.
Classificação: Divisão: Cycadophyta; Classe: Cycadopsida: Ordem: Cycadales; Família: Zamiaceae; Género: Encephalartos; Espécie: Encephalartos horridus .

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Encephalartos lehmannii

(Clicar, amplia)
Planta originária da África do Sul - Província do Cabo e designada pelo nome científico de Encephalartos lehmannii Lehm, é utilizada para fins ornamentais.
Classificação: Divisão: Cycadophyta; Classe: Cycadopsida: Ordem: Cycadales; Família: Zamiaceae; Género: Encephalartos; Espécie: Encephalartos lehmannii .

domingo, 6 de setembro de 2009

Plantas ornamentais: Sílindra (Philadelphus coronarius)

(Clicar, amplia)
A Sílindra (com o nome científico de Philadelphus coronarius L.) é uma planta "com origem obscura" cultivado, desde há muito, um pouco por todo o mundo, com fins ornamentais, incluindo em Portugal, onde também é designada, pelo menos em algumas regiões, por "Rainha-de-maio".
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Cornales; Família: Hydrangeaceae; Género: Philadelphus; Espécie: Philadelphus coronarius.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Amieiro (Alnus glutinosa)

(Clicando, amplia)
O Amieiro [Alnus glutinosa (L.) Gaertn.)] (na imagem, um exemplar jovem) é uma árvore tipicamente ripícola, nativa da Europa e da Ásia. Deixando aqui uma referência pessoal, devo dizer que o Amieiro é uma árvore com a qual estou familiarizado desde a minha infância, pois bordeja as margens do rio da minha terra, marcando a sua paisagem.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Fagales; Família: Betulaceae; Género: Alnus; Espécie: Alnus glutinosa .

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Withania frutescens

(Clicando, amplia)
Pormenor de um ramo da planta com a designação científica de Withania frutescens (L.) Pauquy. É uma planta calcícola, originária da Região Mediterrância Ocidental, aparecendo na berma dos caminhos, em terrenos incultos e nas fendas de rochas, não longe do mar. Em Portugal, esta planta surge apenas na Península de Setúbal, no maciço da Arrábida.
Classificação: Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Solanales; Família: Solanaceae; Género: Withania; Espécie: Withania frutescens.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cycas circinalis

(Clicando, amplia)
Esta planta com o nome científico de Cycas circinalis L. (em inglês: Queen Sago) originária da Índia tem sido divulgada como planta ornamental, mesmo em Portugal, onde é conhecida pela designação genérica de Cica.
Classificação: Divisão: Cycadophyta; Classe: Cycadopsida; Ordem: Cycadales; Família: Cycadaceae; Género: Cycas; Espécie: Cycas circinalis.