quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Agrião (Rorippa nasturtium-aquaticum)





Agrião * [Rorippa nasturtium-aquaticum (L.) Hayek **]
Planta perene com 20 a 80 cm, com caules robustos, fistulosos, glabros ou algo pubescentes que se apresentam inicialmente prostrados e enraizantes nos nós e posteriormente ascendentes ou erectos; folhas  penatissectas, com 1 segmento terminal e 1 a 6 pares de segmentos laterais mais pequenos; flores com (4) pétalas brancas, agrupadas em cachos geralmente densos. O fruto é uma silíqua algo arqueada  com 1 a 2 cm de comprimento.
Tipo biológico: helófito ou hidrófito
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Distribuição planta tida como originária da Europa, Ásia, Norte de África e Macaronésia, entretanto introduzida noutras regiões e actualmente presente em todos os Continentes, sendo por isso considerada, do ponto de vista da distribuição, como cosmopolita.
Em Portugal ocorre, como espécie autóctone, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Ecologia/habitat: margens e leitos de rios, regatos e outros cursos de água; fontes; nascentes e  locais húmidos, a altitudes até 1600m..
Floração: decorre ao longo de quase todo ano, mas com maior intensidade de Março a Julho.
* Outros nomes comuns: Agrião-da-água; Agrião-das-fontes; Agrião-do-rio; Agrião-da-ribeira; Agriões;
** SinonímiaSisymbrium nasturtium-aquaticum L. (basónimo); Nasturtium officinale R.Br. in W.T.Aiton.
Nota: planta muita rica em sais minerais e em vitaminas, é comestível e largamente cultivada para alimentação humana, sendo usada principalmente em sopas e saladas.

Sem comentários: