sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Hymenolobus procumbens subsp. procumbens







Hymenolobus procumbens subsp. procumbens (L.) Nutt.
Erva anual, em regra, glabra, com 3 a 40 cm; com 1 a 30 caules floríferos, muito delgados; folhas basais (não persistentes) e caulinares médias, penatifendidas ou penatipartidas; as superiores, por vezes, inteiras; flores muito pequenas com pétalas brancas (com comprimento não superior a 1 mm) agrupadas em inflorescências em cacho; fruto (silícula), com contorno elíptico; sementes (com 0,4 a 0,6mm) castanho-claras.
Tipo biológico: terófito;
Família: Brassicaceae (Cruciferae)
Distribuição: Região Mediterrânica; Oeste da Ásia e América.
Em Portugal ocorre apenas no território do Continente e é tida na conta de planta muito rara. Com efeito, até muito recentemente apenas havia notícia da sua presença no Algarve. 
A percepção sobre a raridade pode, no entanto, não corresponder à realidade, porque se trata de uma planta de pequenas dimensões, em que a grande maioria das "peças" se mede em (poucos) milímetros e não é, por conseguinte, de fácil detecção. Acresce, em favor desta hipótese, o facto de, já no corrente ano, terem sido encontrados 2 outros núcleos: um no estuário do Sado, com dimensões que desconheço e outro no estuário do Tejo (Ponta dos Corvos - Seixal), onde foi observado um grande número de indivíduos em terreno de sapal alto.
Ecologia/habitat: terrenos com algum grau de salinidade, húmidos, no litoral ou no interior e também em solos arenosos ou calcários algo nitrificados, a altitudes até 1 100m.
Floração: de Dezembro a Julho.
(Local e data: Ponta dos Corvos - Corroios - Seixal; 24 - Março - 2018.)

Sem comentários: