segunda-feira, 28 de março de 2016

Margacinhas (Erigeron karvinskianus)









Margacinhas * (Erigeron karvinskianus DC.**)
Erva perene, (tipo biológico: caméfito) com hábito, aparentemente, frágil, mas generosa produtora de flores (brancas ou rosadas).
Família Asteraceae/Compositae.
Distribuição: Planta nativa do México e da América Central, mas introduzida como planta ornamental em numerosas partes do globo, regiões onde, entretanto, não só se naturalizou, como se propagou com rapidez.
Em Portugal, a planta ocorre como espécie introduzida, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. territórios onde se encontra naturalizada, com tanto sucesso, quanto o necessário para já ter obtido o estatuto (pouco invejável) de planta invasora (anexo I do Decreto-Lei n° 565/99, de 21 dezembro).
Ecologia/habitat: a espécie pode classificar-se como ruderal, quanto aos locais onde surge como subespontânea, dado que, pelo menos em Portugal, na grande maioria dos casos, as populações tiveram origem em exemplares cultivados e, duma forma ou de outra, escapados de jardins públicos ou particulares. Por essa razão encontram-se, com frequência, populações estabelecidas em paredes e rochas à beira de estradas e caminhos.
Floração: em Portugal a floração decorre ao longo de quase todo ano, mas com maior intensidade desde Março até Setembro
*Outros nomes comuns: Vitadínia-das-floristas; Intrometidos; Floricos; Margaridas; Teresinhas; (fonte)
**Sinonímia: Erigeron mucronatus DC.
(Local e data: Troviscal - Sertã; 27 - Março - 2016)

Sem comentários: