quarta-feira, 2 de março de 2016

Erysimum linifolium










Erysimum linifolium (Pourr. ex Pers.) J.Gay 
Erva perene, policárpica, algo lenhosa na base, com numerosas hastes florais, ascendentes ou erectas que podem surgir a partir das axilas foliares dos caules prostrados de anos anteriores.
No hábito, esta espécie é indiscutivelmente muito semelhante à congénere Erysimum lagascae, com a qual, por isso, se pode confundir facilmente. No entanto, é possível encontrar características que as diferenciam, sendo que as de mais fácil percepção para o leigo residem nas folhas: no E. lagascae as folhas têm na margem alguns pares de dentes bem visíveis; são, frequentemente, algo flexuosas e sempre mais largas do que as do E. linifolium, as quais têm margens inteiras, podendo, eventualmente, apresentar um ou outro dente pouco perceptível. A existência de numerosas hastes florais, é também um bom indicativo de estarmos em presença do E. linifolium. Além de que esta espécie pela sua natureza de planta policárpica tem, em princípio, um ciclo de vida mais prolongado do que a espécie do E. lagascae que é monocárpico.
Tipo biolígico: caméfito;
FamíliaBrassicaceae / Cruciferae;
Distribuição: endemismo ibérico, com ocorrência circunscrita ao Noroeste da Península Ibérica. Em Portugal Continental está presente apenas na Beira Alta, Trás-os-Montes, Minho e Douro Litoral.
Ecologia/habitat: terrenos rochosos, pedregosos ou arenosos, secos, geralmente siliciosos, por vezes, calcários, a altitudes até 1850m.
Floração: de Fevereiro a Julho.
Sinonímia: Cheiranthus linifolius Pourr. ex Pers. (Basónimo)
(Local e data: Rapoula do Côa - Sabugal; 1 - Maio - 2015)

Sem comentários: