Margarida-maior * [Leucanthemum sylvaticum (Hoffmanns. & Link) Nyman**]
Erva perene, rizomatosa (tipo biológico: hemicriptófito) da família Asteraceae, com caules erectos, em geral, muito ramificados a partir da base que podem atingir cerca de 1m de altura.
Dito isto, pouco mais posso acrescentar, porque a informação fornecida pelas fontes a que habitualmente recorro para elaboração destas notas é, neste caso, escassa e nem sempre coincidente. É, por exemplo, o que acontece no que à distribuição diz respeito. De facto, enquanto que o portal da SPBotânica (Flora.on) a considera como espécie "endémica de Portugal continental", informação que, aparentemente é confirmada por este outro sítio, já a Flora Vascular de Andalucía Occidental e o portal do Jardim Botânico do UTAD (JBUTAD) lhe atribuem uma distribuição mais ampla: metade ocidental da Península Ibérica, segundo aquela; e Península Ibérica e Macaronésia (Açores) diz o portal do JBUTAD.
Floração: de Maio a Agosto.
*Se a informação sobre a espécie é pouca, o mesmo não se pode dizer das designações que, supostamente, lhe são atribuídas. Ora veja: Bem-me-quer; Bem-me-quer-dos-floristas; Margarida-branca; Margarida-maior; Margarita-maior; Olho-de-boi; Olho-de-boi-dos-ervanários.
**Sinónimo:Chrysanthemum leucanthemum var. sylvaticum Brot. (Basónimo)
[Local e datas: Serra de Montejunto; 15 - Abril - 2014 (fotos 6, 7, 8, 9 e 10); 13 - Maio - 2014 (fotos 1, 2, 3, 4, 5 e 11)]