domingo, 15 de março de 2015

Scrophularia sublyrata









Scrophularia sublyrata Brot.
Erva perene (tipo biológico: hemicriptófito) glabra, rizomatosa, cujos caules, muito ramificados, em geral, não ultrapassam 70cm.
É uma espécie que apresenta grande variabilidade morfológica, a ponto de os espécimes caracterizados por serem de menor tamanho e possuírem folhas de cor verde claro, delgadas, indivisas ou penatissectas com apenas um par de segmentos laterais e inflorescências curtas e paucifloras terem sido tradicionalmente incluídos numa espécie denominada Scrophularia schousboei. Segundo a Flora Ibérica, fonte que tenho vindo a seguir, tais características são próprias dos exemplares da S. sublyrata nas primeiras fases do seu desenvolvimento. Caso mais duvidoso e a carecer de estudo mais aprofundado é, segundo a mesma fonte, o das plantas existentes no Cabo Espichel, classificadas como S. sublyrata, mas que apresentam algumas especificidades: são plantas muito carnudas, característica particularmente evidente nas folhas (estas tipicamente penatissectas e com margens crenadas) e nas brácteas.
Família: Scrophulariaceae;
Distribuição: Endemismo ibérico com distribuição limitada à parte ocidental da Península Ibérica, incluindo, do lado português, grande parte do território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Beira Baixa, Estremadura, Beira Alta, Minho e Trás-os-Montes) e do lado espanhol, três províncias contíguas à fronteira luso-espanhola (Salamanca, Cáceres e Badajoz).
Ecologia/habitat: em dunas, bem como em fissuras e cavidades de rochas, em zonas próximas do litoral; em locais rochosos nas regiões do interior, a altitudes até aos 1300m.
Floração: de Janeiro a Julho.
[Local e datas: Duna Cresmina; Cascais; 12 - Março - 2015 (as primeiras 5 fotos); 26 - Janeiro - 2015 (as restantes)] 

Sem comentários: