sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cinifólio (Gratiola officinalis)



Cinifólio * (Gratiola officinalis L.)
Erva vivaz (tipo fisionómico: helófito =  "planta de meios aquáticos com as gemas de renovo enterradas no leito") da família Plantaginaceae, com caules (10 a 50 cm), geralmente erectos, glabros; folhas de linear-lanceoladas a  ovado-lanceoladas, escassamente dentadas na metade apical; flores com corola com tubo amarelo pálido e lábios brancos.
É confundível com a sua congénere G. linifolia, dela se distinguindo pelo facto de possuir " Pedicelos, cálice e bractéolas glabros" e "Bractéolas iguais ou mais compridas que as sépalas" ao passo que a G. linifolia tem "Pedicelos, cálices e bractéolas com pêlos glandulosos curtos" e "Bractéolas mais curtas que as sépalas" (Fonte). Por outro lado, enquanto as folhas da G. officinalis apresentam alguns, ainda que escassos, dentes na metade apical, as da G. linifolia são inteiras.
Distribuição: Europa central e meridional, Ásia central e ocidental e Norte de Marrocos. Em Portugal, onde, ao que parece, não é muito vulgar, a sua ocorrência está limitada às regiões a Norte do Tejo e ao Alto Alentejo. 
Habitat: margens e leitos de cheia de cursos de água, zonas e sítios encharcados e prados muito húmidos.
Floração: de Junho a Agosto.
*Outros nomes comuns: Erva-do-pobre, Gracíola-das-boticas
(Local e data: Rio Ocresa (leito de cheia); 13 - Agosto - 2012)

Sem comentários: