sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dormideira (Papaver somniferum)





Dormideira *(Papaver somniferum L.)
Erva anual (tipo fisionómico: terófito), glabra ou quase glabra, da família Papaveraceae, cujo caule, erecto, uma vezes simples e outras vezes ramificado, pode elevar-se entre 15 a 100cm; apresentando folhas ovado-oblongas, sinuadas, crenadas ou dentadas, fracamente pecioladas as da base e sésseis e amplexicaules as restantes; e com flores com pétalas sub-orbiculares, de cor variada (branco,  rosa,  violáceo e mesmo encarnado), em geral, com uma com mancha escura na base; frutos constituídos por uma cápsula sub-globosa, encimada por um disco lobado com diâmetro superior à base da cápsula, com raios bem salientes, cujo número pode variar entre 5 e 18 (7 a 18 na subespécie P.s. somniferum e  5 a 8 na subespécie P.s. setigerum).
Através de incisões na cápsula destas plantas obtém-se um látex que, depois de seco, se transforma no ópio, produto que contém numerosos alcalóides, incluindo a morfina que é o mais importante, substância esta cujo uso como analgésico é por demais conhecido, o mesmo se podendo dizer, aliás, de outros usos dados ao próprio ópio.
Das sementes também se  extrai um óleo que é usado na alimentação e para fins industriais.

Distribuição: Ásia, Região Mediterrânica e Macaronésia. Em Portugal é considerada planta exótica. Poderá eventualmente aparecer como planta cultivada, surgindo, como sub-espontânea e ruderal, em regiões como  a Estremadura,  Alto e Baixo Alentejo, Beira Litoral,  Douro Litoral e Algarve.
Floração: de Março a Agosto.
*Outras designações comuns: Dormideira-brava; Dormideira-dos-jardins; Dormideira-das-boticas.
(Local e data: Serra da Arrábida: 6 - Maio - 2012)

5 comentários:

Anónimo disse...

Este é um recurso tão útil maravilhosa que você está fornecendo e dá-lo livre ausente da carga. Eu adoro ver sites que compreendem o valor de fornecer um recurso útil qualidade gratuitamente. É a velha que vai, volta do programa.

P4R4EN5E disse...

Parabéns. Teu blog é muito bom, gostei muito dele...

Rui disse...

Bom dia, estou a realizar uma monografia sobre a Papaver Somniferum e tenho tido alguma dificuldade em encontrar referencias bibliográficas fidedignas sobre a sua distribuição em Portugal. Se não fosse incomodo para si poderia indicar-me as referencias bibliograficas do texto que colocou no blog?. Gostaria desde já dar-lhe também os parabéns pela conteúdo do blog.

Francisco Clamote disse...

De momento não estou a lembrar-de outras referências que não sejam:
- o Portal da SPBotânica Flora.On, no sítio: http://flora-on.pt/#/7iWjG e da Flora Iberica a que pode aceder através da Portal "Anthos. informações do sistema sobre as plantas em Espanha" http://www.anthos.es/
fazendo a busca neste sítio através do género Papaver.
Para a monografia que pretende realizar suponho que será escassa a informação que irá encontrar, mas mas esta é a informação que está ao meu alcance.
Cumprimentos.

Unknown disse...

Boa tarde, agradeço a sua disponibilidade e a ajuda prestada. As páginas que me indicou já serão uma ajuda.. Cumprimentos