quarta-feira, 25 de julho de 2012

Saudades-brancas (Cephalaria leucantha)

 






Saudades-brancas *[Cephalaria leucantha (L.) Roem. & Schult.]
Planta  herbácea, perene, da família Dipsacaceae, geralmente de caules múltiplos, simples ou fracamente ramificados na parte superior, que podem atingir cerca de 1m de altura. As folhas são geralmente polimórficas: as basilares podem ser inteiras ou penatissectas; as caulinares médias, penatipartidas ou penatissectas e as superiores (raras) lineares. As flores brancas agrupam-se em capítulos pequenos, globosos antes do desabrochar das flores e hemisféricos, após a floração .
Distribui-se pelo sul e sudoeste da Europa e noroeste de África. Em Portugal é uma espécie relativamente rara, estando assinalada a sua presença  no centro oeste (calcário e olissiponenese), na Serra da Arrábida,  no Algarve (Barrocal) e em parte do Baixo Alentejo.
Ocorre em clareiras de matos, em  taludes à beira de estradas e caminhos, em terrenos pedregosos ou rochosos, calcários ou margosos. 
Floração: de julho a setembro.
Tal como caso denunciado neste outro "post", também as plantas desta espécie, quando postadas à beira  da estrada, são vítimas da devastação levada a efeito pelos passantes que não hesitam em cortar as hastes florais, logo que as flores despontam, como se pode ver na última fotografia supra. Felizmente para elas e para quem aprecia a natureza, nem todas crescem à mão de cortar.
* Outro nome comum: Suspiros-brancos-dos-montes.
(Local e datas: Serra da Arrábida; 7/24 - julho - 2012)

Sem comentários: