quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eryngium duriaei


Eryngium duriaei J. Gay ex Boiss.
Descrição: Planta herbácea perene (Hemicriptófito) de caule algo lenhoso, erecto (que pode elevar-se até mais de 1 m de altura) simples, ou escassamente ramificado, na altura da inflorescência; folhas coriáceas, embora menos acentuadamente as basilares, todas, no entanto, espinhosas, denticuladas, algo esbranquiçadas, ao longo da nervura central e nas margens; inflorescências (e infrutescências) de forma aproximadamente cilíndrica, maiores as terminais e menores as laterais.
Família: Apiaceae
Ditribuição: É mais um endemismo ibérico que ocorre apenas no noroeste da Península Ibérica. Em Portugal surge apenas no norte e no centro norte do país, havendo, pelo menos, registos da sua presença no Gerês, na Serra da Freita, na Serra do Açor e na Serra da Estrela.
Ecologia: Desenvolve-se em clareiras de matos, ou sob coberto de matas de espécies caducifólias, sobre terrenos rochosos ou pedregosos, e dir-se-ia, tendo em conta os registos referidos, que mostra preferência por zonas montanhosas, pelo menos até altitudes próximas dos 1800m.
Floração: de julho a setembro;
(Local e data: Serra da Estrela; 26 -09- 2011)

Sem comentários: