sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pedicularis sylvatica subsp. lusitanica


Pedicularis sylvatica L. subsp. lusitanica (Hoffmanns. & Link) Cout.
Planta herbácea anual ou bienal, da família Orobanchaceae, de caules múltiplos (com 5 a 25 cm de comprimento) com o central geralmente erecto (porte que, no entanto, parece não ocorrer em zonas de montanha) e os laterais de ascendentes a prostrados, estes, por vezes ramificados; folhas de penatissectas a penatipartidas, com lóbulos, por sua vez, com recortes mais ou menos profundos; flores, mais ou menos numerosas, dispostas em espiga frouxa, com brácteas semelhantes a folhas, cálice volumoso e tubular, corola bilabiada, rosada, com o lábio inferior trilobado.
Em Portugal, a subespécie é dada como presente em todo o território do Continente, com excepção do Algarve. Não se me afigura, no entanto, que seja muito vulgar. Pela minha parte só a avistei na Serra da Estrela, embora possa surgir a altitudes entre os 0 e os 2400m. Ocorre geralmente em relvados e em terrenos de pastagem, húmidos. 
Floração: de fevereiro a setembro;
(Local e data: Serra da Estrela; 08 - junho -2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Carlos Venade disse...

A Pedicularis sylvatica subsp. lusitanica -é bastante abundante no norte, nomeadamente na Serra da Peneda e na Serra da Gávea., entre outros locais.