domingo, 2 de agosto de 2020

Verbena (Verbena officinalis)









Verbena *(Verbena officinalis L.)
Erva perene, com caules erectos, de secção rectangular, híspidos, em geral ramificados, com 20 a 100 cm de altura; folhas ovadas ou lanceoladas, dentadas, de penatifendidas a  penatipartidas; inflorescência formada por espiga terminal e espigas laterais; flores sésseis, com corola rosada ou lilás-pálido, com cerca do dobro do tamanho do cálice.
Tipo biológico: Caméfito;
Família: Verbenaceae;
Distribuição: planta subcosmopolita originária da Europa, Ásia e Norte de África, mas introduzida noutras regiões do globo.
Ecologia/habitat: planta ruderal com preferência por lugares com alguma humidade, em caminhos, baldios, terrenos relvados, campos cultivados ou em pousio, a altitudes até 1600m.
Floração: de Maio a Novembro.
Fitoterapia:  é considerada como planta medicinal sendo a infusão obtida a partir das suas partes aéreas  usada em casos de inflamação do trato superior do aparelho respiratório (tosse e bronquite), bem como em situações de ansiedade e insónia.
*Outros nomes comuns: Algebrado, Erva-dos-leprosos, Algebrão; Erva-sagrada, Gerbão, Urgebão, Ulgebrão. No Brasil também: Erva-do-sangue; Erva-do-fígado; Verbena-sagrada.

Sem comentários: