quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Trevo-balansa (Trifolium michelianum)








Trevo-balansa (Trifolium michelianum Savi)
Erva anual, glabra, com caules erectos, ramificados, que podem atingir de 30 a 110 cm; folhas alternas, pecioladas, estipuladas, com 3 folíolos elípticos ou obovados, serrilhados; inflorescências umbeliformes, com 15 a 30 mm de diâmetro; flores com pedicelos erecto-patentes na floração, deflexos na frutificação; cálice com dentes várias vezes mais compridos que o tubo; corola com cor que vai de branca a rosada, durante a floração, persistente e castanha na frutificação.
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Distribuição: Sul da Europa, Turquia e Norte de África. Introduzida na Austrália, na América do Sul e na América do Norte.
Em Portugal, onde é considerada, por alguns autores, como espécie autóctone e por outros como espécie introduzida e naturalizada,  ocorre apenas no território do Continente e limitada ao Baixo Alentejo, Beira Baixa, Estremadura, Beira Litoral e Trás-os-Montes.
Ecologia/habitat: pastagens, campos agrícolas abandonados, bermas de caminhos, em terrenos húmidos incluindo os temporariamente encharcados, margens e leitos de cursos de água, a altitudes até 1000 m.
Floração: de Maio a Junho.
[Local e data do avistamento: Marmeleiro (Sertã); 21 . Maio . 2020]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: