Cizirão-redondo (Lathyrus sphaericus Retz.)
Erva anual, com caules erectos ou ascendentes, ramificados a partir da base, que podem atingir até 50 cm; folhas pecioladas, com um par de folíolos opostos, compridos, quase lineares, a que acresce, nas superiores, uma gavinha não ramificada; inflorescências compostas por uma única flor com corola (formada por estandarte, alas e quilha) vermelha e cujo pedúnculo é, em geral, prolongado através duma arista com 2 a 30mm; fruto (vagem) com 6 a 12 sementes esféricas, lisas.
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Distribuição: Centro, Sul e Oeste da Europa; Centro e Sudoeste da Ásia; Noroeste de África e Macaronésia (Madeira e Canárias); naturalizada nos Estados Unidos e México.
Em Portugal ocorre como espécie autóctone, quer no arquipélago da Madeira, quer em boa parte do território do Continente, embora de forma irregular e descontínua.
Ecologia/habitat: prados e outros relvados, clareiras de bosques, taludes, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 1600 m. Indiferente à composição do solo, embora ocorra mais frequentemente em terrenos ácidos ou descarbonatados.
Floração: de Março a Julho.
(Local e data do avistamento: Serra de Alvelos; 27 - Maio - 2020)