domingo, 3 de maio de 2020

Verónica-dos-campos (Veronica arvensis)





Verónica-dos-campos (Veronica arvensis L.)
Erva anual, frequentemente de reduzidas dimensões (desde 1 a 40 cm) com caules erectos ou decumbentes, geralmente ramificados a partir da base, mas por vezes, simples; folhas de oblongas a ovadas, crenadas/dentadas; inflorescência em cacho terminal agrupando até 60 flores; brácteas, pelo menos, as superiores, inteiras, muito diferentes das folhas; flores com corola tingida de azul mais ou menos intenso, com 2 a 4 mm de diâmetro; fruto (cápsula) mais largo que comprido.
Tipo biológico: terófito;
Família: Plantaginaceae;
Distribuição: originária do hemisfério norte, actualmente subcosmopolita, presente nas regiões temperadas de ambos os hemisférios.
Em Portugal ocorre, como espécie autóctone, no arquipélago da Madeira e em todo o território do Continente (conquanto seja mais comum nas regiões do Norte e Centro do que nas regiões do Sul)  e como espécie introduzida no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: planta ruderal frequente em pastagens anuais, em campos cultivados ou em pousio, em muros, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 2900m.
Floração:  de Fevereiro a Agosto.
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: