domingo, 15 de setembro de 2019

Morganheira (Euphorbia lathyris)







MorganheiraEuphorbia lathyris L.
Erva bienal, raramente anual, glabra, glauca, com caules erectos, simples ou ramificados, fistulosos,  que pode atingir até 150cm de altura; folhas inteiras, opostas, entrecruzadas aos pares; as inferiores sésseis, aproximadamente lineares; as superiores lanceoladas, amplexicaules; pleiocásio com 2 a 4 raios, bifurcado uma ou mais vezes; ciátio  com nectários amarelados com 2 apêndices grossos; frutos sub-globosos, profundamente sulcados.
Tipo biológicohemicriptófito;
FamíliaEuphorbiaceae.
Distribuição: planta de origem incerta, mas provavelmente nativa da China e da Ásia Central, é actualmente considerada como planta cosmopolita, porque presente e naturalizada em quase todo o mundo.
Em Portugal está presente no território do Continente e no arquipélago dos Açores, mas ausente do arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: terrenos cultivado; areais costeiros; bermas de estradas e caminhos; entulheiras e outros locais perturbados, a altitudes até 850m.
Floração: de Abril a Outubro.
Nota complementar: é-lhe atribuída a "virtude" de afugentar toupeiras e ratos, razão pela qual é plantada em hortas e jardins com essa finalidade.
 * Outros nomes comuns: Catapúcia-menor; Tártago.
[Local e datas dos avistamentos: Rapoula do Côa (Sabugal); 26/28 - Agosto - 2019]

Sem comentários: