domingo, 17 de junho de 2018

Reseda barrelieri var. barrelieri








 Reseda barrelieri Bertol. ex Müller Arg. var. barrelieri
Planta bienal ou perene, unicaule, com caule erecto, glabro, com 30 a 120cm, ramificado em geral apenas na parte superior; folhas penatissectas com segmentos geralmente inteiros, quer as basais  (dispostas em roseta) quer as médias e superiores, progressivamente menores no sentido ascendente; flores com pétalas esbranquiçadas com limbo inteiro ou trilobado, agrupadas em inflorescências densas e, em geral,  extensas; frutos (cápsulas) glabros, tetrágonos, com 4 dentes.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Resedaceae;
Distribuição: Endemismo ibérico, com ocorrência em Portugal limitada ao concelho de Vimioso em Trás-os-Montes. Acrescente-se que, no presente, tanto quanto se sabe, apenas é conhecido um núcleo com escasso número de indivíduos. Não será, por isso, exagerado admitir que se trata de uma espécie em perigo de extinção em território português.
Ecologia/habitat: pousios; bermas de  estradas e caminhos;  terrenos resultantes de enxurradas ou derrocadas, em solos pedregosos ou revolvidos de natureza calcária, margosa ou dolomítica, a altitudes desde 500 a 2000m.
Floração: de Março a Julho.
(Local e data: Trás-os-Montes; 15 - Junho - 2017)

Sem comentários: