Consolda * (Symphytum officinale L.)
Erva perene, com 10 a 50 cm; caules erectos, alados, híspidos; folhas caulinares sésseis, decurrentes; flores com corola rosada ou violeta, agrupadas em inflorescências ramificadas paniculiformes.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Boraginaceae;
Distribuição: grande parte da Europa e Oeste da Ásia (Turquia). Naturalizada em muitas partes do globo.
A presença desta espécie em território português, como planta cultivada, é certa**, mas a sua ocorrência como planta autóctone é tida como duvidosa, admitindo-se, como possível a sua existência (aparentemente não confirmada) no Minho.
Ecologia/habitat: relvados húmidos e margens de cursos de água, em substratos ácidos, a altitudes desde 100 a 1200 m.
Floração: de Março a Julho.
Fitoterapia: o uso da planta em fitoterapia tem uma larga tradição, quer por via interna (designadamente, no tratamento de gastroenterites, úlceras pépticas e cólon irritável), quer externamente (inflamações cutâneas, pele seca, contusões, distensões musculares e luxações, entre outras). No entanto, o uso por via interna é perigoso, visto que a planta, devido à presença de alcalóides pirrolizidínicos, é hepatotóxica. No Brasil, o uso por via interna é mesmo interdito.
*Outros nomes comuns: Consolda-maior; Consólida-maior; Orelha-de-asno; Orelha-de-burro; Confrei.
** As plantas supra foram fotografadas no jardim existente na Casa da Cerca, em Almada, incluídas numa coleção intitulada "O Chão das Artes" dedicada a plantas utilizadas em tinturaria. De acordo com a informação recolhida no local, as folhas e o caule da Consolda tingem de amarelo as fibras naturais.
5 comentários:
A planta é antisséptica e a raíz ainda é utilizada na Europa
para tratar ferimentos, especialmente por quem é alérgico à penicilina.
Abraço cordial.
~~~~~~~~~
Grato, Majo, pela contribuição.
Antes de mais, parabéns pelo blog! Informativo, interessante, cheio de beleza.
Procuro algumas das variedades mais usadas da Consolda (para recup de solo agrícola) -- tanto a Oficinale, como em especial a chamada 'Bocking 14' [híbrido popular no RU]). Conhece alguma loja (ou alguém particular) situados na zona de Lisboa ou margem Sul que tenham e a quem eu possa pedir um pedaço de raíz? Que eu saiba, apenas um viveiro do Norte (V. N. Gaia) tem a Oficinale, mas se pudesse obter mais próximo, facilitava-me a vida.
Saudações,
João Miranda (Lxa)
Antes de mais, parabéns pelo blog: interessante e informativo!
Procuro algumas variedades da Consolda (para recuperação de solo agrícola) -- em esp. a Oficinale, como também, em especial, a chamada 'Bocking 14', híbrido popular no RU. Conhece alguma instituição comercial ou particular na zona de Lisboa - margem Sul que possa ter alguma delas? Que eu saiba apenas um viveiro do Norte (V.N. Gais) costuma ter, mas facilitaria a minha vida se conseguisse encotrar mais perto.
Agradeço antecipadammente o feedback.
Saudações, João Miranda, Lxa
Obrigado pela simpatia das suas palavras. Lamentavelmente não posso corresponder à sua gentileza porque, na verdade, não conheço nenhum estabelecimento a que possa recorrer para obter as plantas que procura.
Aceite também as minhas saudações.
Enviar um comentário