sábado, 2 de janeiro de 2016

Verónica-de-folha-de-hera (Veronica hederifolia)







Verónica-de-folha-de-hera (Veronica hederifolia L.)
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Plantaginaceae, com caules (6 a 35 cm) em geral procumbentes e ramificados a partir da base; folhas palmatilobadas, em regra com 5 lóbulos número que, todavia, pode variar entre 3 e 7, com o central sempre maior e, designadamente, mais largo; flores com corola azul-claro, brancas na garganta, dispostas espaçadamente em cacho terminal extenso e não claramente separado da zona foliar devido especialmente ao facto de as brácteas serem morfologicamente semelhantes ás folhas.
Distribuição: espécie nativa da Europa, Ásia e Norte de África, entretanto introduzida e naturalizada na América do Norte, Japão, Austrália e África do Sul, tendo ganho, por via dessa expansão, o estatuto de planta subcosmopolita.
No que a Portugal diz respeito, está presente, enquanto espécie autóctone, na maior parte do território do Continente e também no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: orla de campos cultivados e incultos, bermas de estradas e caminhos, locais ajardinados, a altitudes até 2100m.
A floração decorre ao longo de quase todo o ano, embora com mais intensidade durante os meses de Fevereiro a Abril.
(Local e data: Ruivós - Sabugal; 27 - Dezembro - 2015)

Sem comentários: