segunda-feira, 4 de maio de 2015

Uma carnívora: Erva-pinheira-orvalhada (Drosophyllum lusitanicum)






 Erva-pinheira-orvalhada *[Drosophyllum lusitanicum (L.) Link**]
Primeira planta "carnívora" da flora portuguesa a figurar neste espaço, o Drosophyllum lusitanicum é uma erva perene de base lenhosa que, com a idade, tende a revestir a forma de um pequeno arbusto, podendo atingir até cerca de 45cm. 
Segundo esta fonte, o Drosophyllum lusitanicum usa uma estratégia diferente da habitual para capturar as presas. Estas, em vez de serem retidas pelas gotículas existentes nos tentáculos das folhas, são mortas por asfixia. através da água que se desprende dos tentáculos e que se vai introduzindo na traqueia das vítimas.
Tipo biológico: caméfito.
Família: Drosophyllaceae. É espécie única, quer do género, quer da família (fonte
Distribuição: Península Ibérica (Sul e Oeste) e Noroeste de África (Norte de Marrocos). Em Portugal é, ao contrário do que fui levado a supor, relativamente comum, visto que no Portal da SPBotânica (Flora.on) há já, nesta altura, registos de 79 avistamentos, distribuindo-se por uma boa parte do território do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Ribatejo, Estremadura, Beira Baixa, Beira Litoral e Douro Litoral. Prova-se assim, uma vez mais o acerto do dito popular, segundo o qual,  "muito se engana quem cuida". Neste caso, eu próprio, que, ao formular o juízo sobre a raridade da espécie me ative apenas à minha (curta) experiência: nunca tinha avistado uma tal espécie e não encontrei no local onde avistei o exemplar fotografado qualquer outro que lhe fizesse companhia. 
Ecologia/habitat: Terrenos de matos; clareiras de matas e bosques pouco densos, em locais secos, sobre solos rochosos ou formados essencialmente por areia e cascalho, a altitudes até 1200m.
Floração: de Abril a Novembro.
* Outros nomes comuns:  Erva-pinheirinha; Orvalho-do-sol; Pinheiro-baboso;
** Sinonímia: Drosera lusitanica L. (Basónimo)
[Local e data: Ourém (concelho); 2 - Maio - 2015] 

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma carnívora gira, sim senhor! Amarelinha e tudo! Cor na moda, pois então! Há uma primeira vez para tudo, até para ver uma planta carnívora! Está de parabens , quiçá merece a mudança para "teacher"

Maria disse...

Eu tenho uma no meu jardim acho a o máximo. ..