quarta-feira, 8 de abril de 2015

Myosotis discolor subsp. dubia


Myosotis discolor Pers. subsp. dubia (Arrond.) Blaise    
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Boraginaceae, com caules (até 40 cm) erectos ou ascendentes, simples ou ramificados, com indumento formado por pêlos compridos mais ou menos rígidos e patentes (= com inserção em ângulo mais ou menos recto).
Das três subespécies de M. discolor que ocorrem na Península Ibérica, duas estão presentes em Portugal: a nominal M. d. discolor e a M. d. dubia, sendo esta a que se encontra representada nas imagens supra. Distingue-se ela da subespécie nominal porquanto, além de outras características menos perceptíveis, esta apresenta, pelo menos, as duas folhas superiores subopostas, enquanto, na M. d. dubia as folhas são todas alternas. Por outro lado, os lóbulos da corola no caso da M. d. dubia, são, antes da completa abertura da flor, brancos ou brancos e amarelos, ao passo que no caso da M. d. discolor são amarelos ou amarelados, mas nunca brancos. Uma vez completamente abertas as flores, os lóbulos da corola,  no caso da M. d. dubia, passam a azuis e no caso da M. d. discolor podem passar a azuis, a azuis violeta ou a rosados.
Distribuição: a subespécie em questão (M. d. dubia) distribui-se pelo Oeste da Europa e pelo Noroeste de África. Em Portugal ocorre em quase todo o território do Continente, embora, aparentemente, não seja muito comum.
Ecologia/habitat: campos cultivados e incultos, pastagens, clareiras de bosques e de matagais, sobre solos com alguma humidade e, preferentememte, ácidos, a altitudes até 1500m. 
Floração: de Março a Abril.
(Local e data: Serra de Candeeiros; 11 - Março - 2015)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: