segunda-feira, 20 de abril de 2015

Genciana-da-praia (Centaurium maritimum)

  
(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Genciana-da-praia (Centaurium maritimum (L.) Fritsch  *)
Erva anual (tipo biológico: terófito) glabra, com caule simples, erecto, com 5 a 30 cm; folhas inferiores agrupadas em 3 ou quatro nós basais, sésseis ou escassamente pecioladas, as superiores sésseis, de oblongo-ovadas a ovado-lanceoladas; flores com corola formada por lóbulos amarelos ou amarelo-pálidos, agrupadas em inflorescências paniculiformes, paucifloras, não sendo, porém, raros os casos em que se encontram exemplares reduzidos a uma única flor.
Família: Gentianaceae.
Distribuição: Região Mediterrânica, Açores e Madeira. No que a Portugal diz respeito, além da assinalada presença nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, a espécie ocorre também em quase todo o território do Continente.
Ecologia/habitat: pastagens anuais e clareiras de matos e bosques, com humidade temporária, preferentemente em solos siliciosos,  a altitudes que podem ir desde o nível do mar até aos 1200m, frequentemente em locais próximos do litoral.
Floração: de finais de Março a Julho.
* Sinonímia: Gentiana maritima L. (basónimo)
Locais e datas: Serra da Arrábida; 17 - Abril - 2015 (fotos 1 e 4); Sintra; 15 - Maio - 2011 (fotos 2 e 3); Almada; 3 - maio - 2010 (foto 5)

Sem comentários: