quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Massaroco (Echium candicans)





Massaroco (Echium candicans L. f.)
Planta da família Boraginaceae, assume a forma de um arbusto, com cerca de 2 m. É  endémica do Arquipélago da Madeira, razão por que é conhecida, em língua inglesa, pela designação comum de Pride of Madeira. Surge espontânea, na Madeira,  entre os 800 e 1400m de altitude. Trata-se, no entanto, duma espécie muito cultivada noutras regiões como planta ornamental, devido, sobretudo, à beleza das suas inflorescências cilíndricas que podem atingir até 60 cm, à longa duração da floração (de abril a agosto) e ao facto de ser pouco exigente em água, podendo suportar situações de alguma secura.
(Local e data: Jardim Gulbenkian; 12 - abril - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Eu sou do Rio Grande do Sul,extremo sul do Brasil,ganhei algumas sementes de Massaroco(Echium candicans)e plantei em uma floreira pequena (1m X 34cm) pois desconhecia seu habitat.Depois de ler alguns comentários aqui vejo que ela é um arbusto ,e grande, digna de liberdade em jardins,Acho que não vai germinar onde eu esperava estou certa?Obrigada.

Anónimo disse...

Bom dia,
Eu sou do extremo sul do Brasil,RS.Ganhei algumas sementes de Massaroco de uma amiga e as plantei em uma floreira de 1m X 30cm,desconhecendo suas origens e habitat.Depois de ler algumas informações sobre ela,notei que é um arbusto imenso e que é uma planta de jardim (se expande).Acho que não devo esperar germinação dela nesse local correto?

Francisco Clamote disse...

Não creio que a sementeira na floreira vá impedir a germinação. Pode, isso sim, limitar o seu desenvolvimento, não atingindo as dimensões que poderia alcançar se estivesse em terreno livre.