Ononis diffusa Ten.
Este "post" mais não é que uma forma de confirmar ao Paulo Araújo que a Ononis diffusa também se encontra em zonas do litoral a sul do Tejo. Isto, claro está, se não tiver havido engano da minha parte na identificação da espécie.
Dispenso-me de mais informação sobre a planta, porque o melhor mesmo é o leitor dar uma espreitadela ao "post" da autoria do Paulo Araújo, publicado no "Dias com árvores", um blogue de referência, onde o saber se alia à qualidade da escrita.
(A planta foi encontrada num terreno arenoso, na plataforma superior da Arriba Fóssil, na Costa da Caparica, em 17 de Maio de 2010.)
2 comentários:
Obrigado, Francisco, pela simpática referência ao Dias com árvores. De facto parece tratar-se da Ononis diffusa (ou pelo menos daquilo que eu acho que é a Ononis diffusa), embora as plantas deste género tenham todas flores muito parecidas; mas o facto de ela morar na areia e ter um ar tão pegajoso (ou glanduloso) torna muito plausível a identificação. E, assim sendo, já acredito que a planta se distribua de norte a sul do país.
Mais uma planta que só me lembra a palavra... resistência :)
Bjos
Enviar um comentário