quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tanchagem-maior (Plantago major)


(A planta)

(Folha)

A Tanchagem-maior, ou Tanchagem-de-folha-larga (Plantago major L.) é uma planta da família Plantaginaceae, nativa das regiões temperadas da Europa e Ásia e do Norte de África, mas naturalizada em muitas outras regiões do mundo. Em Portugal distribui-se por quase todo o território, encontrando-se com maior frequência em terrenos e relvados húmidos e à beira dos caminhos.
É empregue em fitoterapia, sendo principalmente indicada para inflamações da pele e das mucosas da boca e garganta.
(Clicando nas imagens, amplia)

4 comentários:

Trumbuctu - diário de uma horta disse...

Há muito que procurava a identificação desta planta. Vi-a pela primeira vez na região de Santa Comba Dão, onde me disseram ser boa para problemas respiratórios.

Mais tarde vi que aqui pelo terreno, a Sul, também nascia. Este ano já temos várias.

Agradeço de novo o belo trabalho que tem vindo a fazer. O seu blogue não dispensa consulta.

Trumbuctu disse...

Acho que me enganei na identificação. Parece-me que a que temos aqui é a Tanchagem-menor. A folha é mais estreita e a flor mais pequena.

Unknown disse...

vi a beira de uma pequena lagoa em uma pescaria perto de onde moro mutos pés de tanchagem, nem imaginaria que tal planta fosse fitoterápica......

Unknown disse...

ola boa tarde desculpe encomodar onde encontrau a tençagem é muito longe do cartaxo pois o meu marido teve uma trombose numa perna e me disseram que é um santo remedio so consigo arranjar seco e tem que ser verde cozela e fazer tipo emplastro e tapar ate arrefecer fico grata se me diser onde arranjar 933714655 obrigada bjs