quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Malva (Malva nicaeensis)






 Malva (Malva nicaeensis All.)
Erva bienal ou perene, com caules erectos ou ascendentes, simples ou ramificados desde a base, híspidos, com pêlos simples ou bífidos, glabrescentes na base, podendo atingir até 100cm; folhas com 2 a 10 cm de diâmetro, longamente pecioladas, de suborbiculares a sub-reniformes com 5 a 7 lóbulos mais (as superiores) ou menos  (as basais) profundos,  umas e outras densamente pubescentes na página inferior; flores com 1 a 1,5 cm de diâmetro, curtamente pedunculadas, agrupadas (2 a 6) em fascículos axilares;  epicálice formado por 3 peças, livres entre si, abundantemente ciliadas na margem; sépalas triangular-ovadas, pouco acrescentes na frutificação; pétalas oblongo-ovadas, emarginadas, de cor lilás ou azulada; fruto  com a forma de esquizocarpo discóide, com 8 a 9 mericarpos rugosos, de cor castanha escura na maturação.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Malvaceae;
Distribuição: Sul da Europa; Região Mediterrânica; Sudoeste da Ásia e Macaronésia. Naturalizada na América Central e do Norte.
Em Portugal ocorre como planta autóctone no território do Continente e como espécie introduzida nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: planta ruderal, presente em campos agrícolas, cultivados ou em pousio, baldios, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 1200.
Floração: de Janeiro a Julho.
(Avistamento: Almada; 5 - Março - 2020)

Sem comentários: