quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Joina-das-searas (Tanacetum annuum)









 Joina-das-searas (Tanacetum annuum L.*)
Planta anual, pubescente, com caule erecto, ramificado na parte superior, podendo atingir até 60cm; ramos laterais erecto-patentes que podem ultrapassar em comprimento o eixo principal; folhas pubescentes, sésseis; as inferiores: penatissectas, bi-penatissectas ou com limbo trilobado, com segmentos lineares; as superiores, por vezes, inteiras, lineares; flores amarelas tubulares, diminutas com corola com 4 ou 5 lóbulos, dispostas em capítulos de reduzida dimensão (4 a 5 mm de diâmetro) agrupados em glomérulos terminais, densos, reunindo até 30 capítulos; frutos (aquénios) com 1,5 a 2 mm.
Tipo biológico: terófito;
Família: Asteraceae (Compositae);
Distribuição: Região Mediterrânica Ocidental (Península Ibérica, França e Marrocos).
Em Portugal ocorre apenas no território do Continente e, atendendo ao número de ocorrências registadas no portal da SPBotânica (Flora.on), parece poder concluir-se que não é muito comum, visto que apenas são registados avistamentos no Algarve e na Estremadura.
Ecologia/habitat: terrenos de pastagem, eventualmente em locais com encharcamento temporário, com frequência em solos argilosos.
Floração: de Agosto a Novembro.
*Sinonímia: Vogtia annua (L.) Oberpr. & Sonboli; Balsamita annua (L.) DC.; Balsamita multifida Clemente; Chrysanthemum annuum (L.) Hayek ex P.Fourn.
[Avistamento: Serra de S. Luís (Arrábida); Julho/Agosto; 2021]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: