sexta-feira, 18 de junho de 2021

Leucanthemopsis flaveola

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Leucanthemopsis flaveola (Hoffmanns. & Link) Heywood
Planta perene (tipo biológico: caméfito) da família Asteraceae (Compositae).
Distribuição: Planta endémica da Península Ibérica.
A sua ocorrência em Portugal, obviamente circunscrita ao território do Continente, dado tratar-se de um endemismo ibérico, está limitada a regiões situadas a norte do Tejo (Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral, Minho e Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de matos, bermas de estradas e caminhos, em terrenos pedregosos e rochosos, com frequência de origem granítica, a altitudes desde 100 a 1400m.
Floração: de Março a Julho.
Subespécies: socorro-me, neste ponto e uma vez mais, do saber do Paulo Araújo que, em mais um dos  excelentes textos publicados no Dias com árvores, nos esclarece que "João do Amaral Franco, no vol. II da Nova Flora de Portugal, propõe duas subespécies (subsp. flaveola e subsp. alpestris) que se diferenciariam apenas (e pouco) pelo tamanho, mas [que] é improvável que essa distinção taxonómica seja acolhida pela Flora Ibérica".
Sinonímia: Pyrethrum flaveolum Hoffmanns. & Link (Basónimo)
[Avistamentos: Coentral (Castanheira de Pera); 12 - Maio - 2013 (fotos 1, 2 e 4); Foios (Sabugal); 16 - Junho - 2013 (foto 5); Penha Garcia (Idanha-a-Nova) 7 - Abril - 2016 ( foto 4)].
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Paulo Araújo disse...

Obrigado pela menção ao meu texto, Francisco. Esses lugares onde o Francisco encontra as plantas são sempre inspiradores, e esta Leucanthemopsis flaveola é de facto uma beleza. Curiosamente, ela também ocrre bem perto do Porto, na serra da Boneca, em Penafiel. Na altura em que escrevi sobre ela ainda não sabia disso, mas entretanto a Maria falou aqui dessa notável população.