sexta-feira, 25 de junho de 2021

Limonium virgatum







Limonium virgatum (Willd.) Fourr.
Planta perene, multicaule, glabra; cepa com folhas em disposição densa; escapos com 10 a 50 cm, erectos ou ascendentes.
Tipo biológico: caméfito;
Família: Plumbaginaceae;
Distribuição:  Região Mediterrânica.
Em Portugal encontra-se apenas no território do Continente e com ocorrência limitada ao Algarve, Baixo Alentejo e Estremadura.
Ecologia/habitat: arribas, rochedos e areias litorais.
Floração: de Abril a Setembro.
Sinonímia: Statice virgata Willd. (Basónimo)
(Local e data: Sesimbra, 7 - Junho - 2021)
(Clicando nas imagens, amplia)

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Leucanthemopsis flaveola

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Leucanthemopsis flaveola (Hoffmanns. & Link) Heywood
Planta perene (tipo biológico: caméfito) da família Asteraceae (Compositae).
Distribuição: Planta endémica da Península Ibérica.
A sua ocorrência em Portugal, obviamente circunscrita ao território do Continente, dado tratar-se de um endemismo ibérico, está limitada a regiões situadas a norte do Tejo (Beira Baixa, Beira Alta, Beira Litoral, Minho e Trás-os-Montes).
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de matos, bermas de estradas e caminhos, em terrenos pedregosos e rochosos, com frequência de origem granítica, a altitudes desde 100 a 1400m.
Floração: de Março a Julho.
Subespécies: socorro-me, neste ponto e uma vez mais, do saber do Paulo Araújo que, em mais um dos  excelentes textos publicados no Dias com árvores, nos esclarece que "João do Amaral Franco, no vol. II da Nova Flora de Portugal, propõe duas subespécies (subsp. flaveola e subsp. alpestris) que se diferenciariam apenas (e pouco) pelo tamanho, mas [que] é improvável que essa distinção taxonómica seja acolhida pela Flora Ibérica".
Sinonímia: Pyrethrum flaveolum Hoffmanns. & Link (Basónimo)
[Avistamentos: Coentral (Castanheira de Pera); 12 - Maio - 2013 (fotos 1, 2 e 4); Foios (Sabugal); 16 - Junho - 2013 (foto 5); Penha Garcia (Idanha-a-Nova) 7 - Abril - 2016 ( foto 4)].
(Clicando nas imagens, amplia)

sábado, 5 de junho de 2021

Erva-da-moda (Galinsoga parviflora)





Erva-da-moda ou Picão (Galinsoga parviflora Cav.)
Erva anual com caule, em geral, muito ramificado que pode atingir até 80cm; folhas de ovadas a lanceoladas, com margens serradas; as inferiores pecioladas; as superiores, sésseis; inflorescência em capítulos subglobosos com 4 a 7 mm de diâmetro agrupando 5 ou 6 flores externas (com lígulas brancas tridentadas, quase tão compridas quanto largas) e as flores tubulares amarelas do disco; frutos (cipselas) com pêlos curtos.
Tipo biológico: terófito
Família: Asteraceae (Compositae)
Distribuição: Planta originária da América do Sul, ocorre em Portugal, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, como espécie exótica.
Ecologia/habitat: locais ruderalizados (bermas de estradas e caminhos; ruas, praças e outros espaços no interior de povoações); campos agrícolas, em particular se de regadio, onde se comporta como infestante.
Floração: ao longo de todo o ano, mas com maior intensidade nos meses de Maio a Setembro.
Observação: em Portugal tem o estatuto de espécie invasora ( anexo I do Decreto-Lei n° 565/99, de 21 Dezembro)
[Local e data do avistamento: Costa da Caparica (Almada); 3 - Junho - 2021]
(Clicando nas imagens, amplia)

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Armeria pinifolia








Armeria pinifolia (Brot.) Hoffmanns. & Link
Planta herbácea perene com cepa pouco ramificada; escapos com 30 a 50 cm, pubérulos; folhas (com 50 a 90mm) homomorfas, filiformes, pubérulas; flores (com cálice com aristas em geral iguais ou maiores que os lóbulos e corola de branca a rosada) agrupadas em glomérulos protegidos por invólucros com 17 a 25 mm de diâmetro, formados por 18 a 24 brácteas involucrais de cor canela ou acastanhada clara, pubescentes ou pubérulas, dispostas em escama, crescendo em tamanho do exterior para o interior.
Tipo biológico: caméfito;
Família: Plumbaginaceae;
Distribuição: planta endémica de Portugal Continental (LU) com ocorrência circunscrita ao Ribatejo, Estremadura, Baixo Alentejo e  Algarve (Aljezur).
Ecologia/habitat: orlas e clareiras de matos e pinhais próximos do litoral, em solos arenosos, a altitudes até 150 m.
Floração: de Abril a Junho.
Sinonímia: Statice pinifolia Brot. (Basónimo)
Estatuto de conservação da espécie: incluída na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental na categoria IUCN de "Vulnerável".
(Local e data: Fernão Ferro (Seixal) - Maio - 2021)
(Clicando nas imagens, amplia)