quarta-feira, 19 de maio de 2021

Cyclospermum leptophyllum







Cyclospermum leptophyllum (Pers.) Sprague *
Erva anual, glabra; caules com 5 a 60 cm, ramificados, fistulosos; folhas multipenatissectas (2 ou 3 vezes), com divisões de última ordem lineares ou filiformes; as basais pecioladas; as superiores sésseis; umbelas sésseis ou curtamente pedunculadas com 1 a 5 raios: flores hermafroditas; cálice com dentes diminutos, quase imperceptíveis; pétalas brancas, ou branco-esvervedeadas, ovadas, homogéneas; fruto com 1,2 a 3 mm de largura, de orbicular a ovóide, glabro, levemente comprimido lateralmente.
Tipo biológico: terófito:
Família: Apiaceae (Umbelliferae)
Distribuição: originária da América, mas introduzida e naturalizada em zonas temperadas e tropicais  do globo e, como tal, considerada actualmente como planta cosmopolita. Nalgumas regiões é tida na conta de erva daninha.
Como planta exótica ocorre também em Portugal Continental, sendo, no entanto, raros os registos de ocorrência da espécie, registos que no Portal da SPBotância (Flora.on) surgem limitados ao Algarve, Estremadura e Douro Litoral.
Ecologia/habitat: relvados; bermas de estradas e caminhos; zonas ajardinadas; em terrenos com alguma humidade e, com alguma frequência, em locais perturbados. 
Floração: de Maio a Julho.
* Sinonímia: Pimpinella leptophylla Pers. (Basónimo); Apium leptophyllum (Pers.) Benth.
[Local e data do avistamento: Costa da Caparica (Almada); Maio - 2021]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: