segunda-feira, 8 de março de 2021

Trevo-estriado (Trifolium striatum)

 





Trevo-estriado (Trifolium striatum L.)
Erva anual com 4 a 60 cm, vilosa, com caules erectos ou ascendentes, com pêlos patentes, pelo menos na parte inferior; folhas pecioladas, alternas, estipuladas, trifoliadas, com folíolos quase sésseis, denticulados na parte apical, com pilosidade em ambas as páginas; estípulas membranáceas, ovadas; inflorescências axilares ou aparentemente terminais, pedunculadas ou quase sésseis, com 1 ou 2 folhas involucrantes, especiformes, ovóides ou oblongo-elipsóides na floração, subcilíndricas na frutificação; flores com cálice actinomorfo, piloso, campanulado, urceolado na frutificação, com 10 nervos bem visíveis, com dentes desiguais assovelados; corola rosada, com cerca de 5 mm, podendo ser maior ou menor que o cálice.
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae (Leguminosae);
Distribuição: Europa; Sudoeste da Ásia; Noroeste de África e Macaronésia (Madeira e Canárias). Introduzida na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia.
Em Portugal ocorre como espécie autóctone em grande parte do território  do Continente e na Madeira. Como espécie introduzida encontra-se no arquipélago dos Açores.
Ecologia/habitat: pastagens anuais, bermas de caminhos pouco frequentados, com preferência por solos siliciosos, a altitudes até 2000 m.
Floração: de Abril a Agosto
(Clicar sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: