domingo, 8 de dezembro de 2019

Solda-dos-charcos (Galium palustre)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)
Solda-dos-charcos ou Raspa-língua *(Galium palustre L.)
Erva perene, glabrescente, verde, com caules erectos ou ascendentes, simples ou ramificados que podem atingir até cerca de 100 cm: folhas sésseis, uninérvias, em geral obtusas, dispostas em verticilos de 4 a 6; flores, em geral, tetrâmeras, com corola glabra, branca, agrupadas em inflorescência sob a forma de panícula.
Em Portugal, tal como em toda a Península Ibérica, ocorrem duas variedades: a nominal, var. palustre e a var. elongatum, esta mais robusta, podendo os seus caules atingir os 100 cm, enquanto que os da variedade nominal não ultrapassarão os 80 cm. Distinguem-se também pelo habitat: enquanto a variedade nominal prefere as margens de cursos de água e terrenos temporariamente encharcados mas secos no Verão, a altitudes até 1950 m; a var. elongatum elege terrenos mais húmidos, incluindo os permanentemente inundados e até maior altitude (3300m)
Tipo biológico: geófito; helófito;
Família: Rubiaceae;
Distribuição: Europa e Ásia. Introduzida na América do Norte e Argentina.
Em Portugal distribui-se ao ao longo de todo o território do Continente, ainda que não uniformemente, pois é mais comum nas regiões do Norte e Centro do que no Sul. Presente também no arquipélago dos Açores, mas inexistente no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: zonas húmidas; margens de cursos de água, orlas de lagoas e de outros locais permanentemente inundados ou em sítios temporariamente encharcados, a altitudes até 3300m. Indiferente à natureza dos solo.
Floração: de Maio a Agosto.
Locais e datas dos avistamentos: Ribeira de Codes (Vila de Rei); 29 - Maio - 2019 (fotos 1 a 4); Lagoa de Albufeira (Sesimbra): 13 - Maio - 2019 (foto 5); concelho de Cantanhede; 27 - Maio - 2017 (foto 6).
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: