quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Macela-dourada (Chamaemelum nobile)




 


Macela-dourada *(Chamaemelum nobile (L.) All.
Erva perene, rizomatosa, muito aromática, quando tocada e mais ou menos densamente pilosa; com caules erectos ou ascendentes que podem atingir até cerca de 30cm; folhas bi ou tripenatissectas, com segmentos de última ordem lineares, quase filiformes; flores agrupadas em capítulos pedunculados, solitários, apresentando, em geral, flores marginais femininas ou estéreis, liguladas, com limbo branco, inteiro ou denticulado (C. nobile (L.) All. var. nobile) ou, mais raramente, sem lígulas [C. nobile (L.) All. var. discoideum (Boiss) P. Silva], sendo as do disco hermafroditas, tubulares, amarelas.
Tipo biológico: hemicriptófito.
Família: Asteraceae (Compositae)
Distribuição: originária da Europa Ocidental (Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda) e do Norte de África (Marrocos, Argélia), entretanto introduzida e naturalizada em quase todas as restantes regiões da Europa, bem como na Austrália, Nova Zelândia e Américas (do Norte e do Sul).
Em Portugal ocorre como planta autóctone em todo o território do Continente e no arquipélago dos Açores e como espécie introduzida no arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: prados e pastagens em terrenos húmidos, frequentemente arenosos, à beira de cursos de água ou em terrenos de montanha.
Floração: de Abril a Outubro.
* Outros nomes comuns: Macela; Falsa-camomila; Camomila-de-Paris; Camomila-romana; Macela-flor; Macelão; Mançanilha; Macela-botão; Marcela.
Nota: planta usada em fitoterapia sendo  indicada sobretudo para doenças inflamatórias do tracto digestivo e como facilitadora da digestão.
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Majo Dutra disse...

Suponho ser a macela aromática...
Já vi um vasto prado totalmente coberto de Macela, nos Açores.
chamavam-lhe o «Terreiro da Macela»...
Fotos muito bonitas e elucidativas.
Os meus cumprimentos.
~~~~~~~~~~~

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Majo, peles cumprimentos, que gostosamente retribuo. E sim, como se diz no "post", é muito aromática.

Unknown disse...

São lindos