Luzerna ou Alfafa (Medicago sativa L.)
Erva perene, muito ramificada, com caules erectos ou ascendentes, por vezes, prostrados, com 30 a 90 cm; folhas trifoliadas, com folíolos de obovados a linear-oblongos, peciolulados, serrilhados no terço superior; flores agrupadas em cachos densos (com 5 a 40 flores) com cálice revestido por pêlos compridos e com dentes assovelados, mais compridos do que o tubo e corola (formada por estandarte, duas asas e quilha) com 7 a 11 mm, azul, violácea ou purpúrea; fruto (vagem) em espiral aberta com 2 a 3 espiras.
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Fabaceae;
Distribuição: possivelmente originária das penínsulas da Anatólia e da Crimeia, encontra-se actualmente naturalizada em quase todas as regiões do globo onde foi introduzida e onde ainda é actualmente cultivada sobretudo como planta forrageira.
Em Portugal distribui-se por todo o território do Continente e encontra-se também nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: campos cultivados e em pousio, relvados, taludes, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 2000m.
Floração: pode ocorrer ao longo de quase todo ano, embora com maior intensidade de Maio a Julho.
(Local e data: Almada; 31 - Maio - 2017)
5 comentários:
Boas
Gostei do seu blog, contém bastante informação e bem detalhada
Acerca da Luzerna, planta muito frequente pelo alentejo....
abraço
Muito obrigado pelas suas simpáticas palavras.
Abraço.
Escrevo de Moçambique, mais propriamente de Maputo. Possuo um campo onde produzo cana sacarina e tendo como preocupação colocar algumas áreas em pousio, pensei na possibilidade de recorrer à Luzerna. Como obter sementes, se é que se pode plantar por semente.
Boas
Tenho 5000 m2 de luzerna, semeado em Setembro de 2020, acha que devo em Junho ou Julho, deixar a luzerna ganhar flor para poder existir a ressementeira?
Obrigado
Não sou especialista na matéria, mas se se pretende a ressementeira, faz todo o sentido deixar que a luzerna floreça, poi sem flor não haverá nem fruto, nem semente.
Enviar um comentário