segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Unha-de-gato (Ononis reclinata subsp.reclinata)





Unha-de-gato (Ononis reclinata L. subsp. reclinata)
Erva anual, glandulosa, com 5 a 25 cm, com caules erectos ou ascendentes; folhas em geral trifoliadas, com folíolos dentados no ápice; flores patentes quando em plena floração, pendentes depois, com corola que apresenta o estandarte rosado, asas e quilha esbranquiçadas.
Característica a observar para confirmar que se está em presença desta espécie: "Pedicelo das flores com uma articulação que o divide em duas partes" (Flora.on),  articulação que é suficientemente visível na 1ª foto supra. 
Esta espécie apresenta evidentes semelhanças com  Ononis dentata a pontos de esta, como se pode ler aqui, já ter sido considerada como uma subespécie da Ononis reclinata. Para as diferenciar, o portal Flora.on recomenda que se atente na forma das sépalas: "linear-lanceoladas, estreitando para o ápice, mais largas para a base" (O. reclinata); " linear-espatuladas, alargando e arredondando um pouco para o ápice" e "geralmente com 1 ou mais dentes no ápice" (O. dentata) (fonte).
Ocorrem na Península Ibérica, incluindo no território português do Continente, duas subespécies: a nominal a que se referem as imagens supra e a Ononis reclinata subsp. mollis (Savi) Bég. Dentre as características diferenciadoras apontadas pela Flora Ibérica, as mais facilmente observáveis são as referentes à corola: [nitidamente mais curta que o cálice (na  subsp. mollis); geralmente maior ou aproximadamente igual ao cálice e eventual e raramente mais curta do que este (na subespécie nominal)] e às estípulas foliares cuja parte livre, ou seja, a parte não soldada ao pecíolo, pode ser dentada (e assim é na subespécie nominal) ou inteira (e tal acontece na  subsp. mollis).
Tipo biológico: terófito;
Família: Fabaceae;
Distribuição: a subespécie aqui retratada distribui-se por toda a Região Mediterrânica, arquipélago das Canárias e Sudoeste da Ásia. Em Portugal ocorre apenas no território do Continente, podendo encontrar-se, designadamente, no Algarve, Alto Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral, Douro Litoral e Trás-os-Montes.
Ecologia/habitat: pastos; rochedos e terrenos pedregosos, em substrato geralmente básico, a altitudes até 1000 m.
Floração: de Abril a Julho
(Local e data: Serra de Montejunto; 17- Maio - 2017)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: