quinta-feira, 16 de junho de 2016

Recomenda-se o uso de lupa...





(Velezia rigida Loefl. ex L.)
... para conseguir ver e apreciar a bela e pequeníssima flor (mais ou menos 0,5 cm de diâmetro) desta planta anual, ela própria de reduzidas dimensões. Com efeito, os, ainda que poucos, exemplares observados no terreno (5 ou 6)  dificilmente alcançariam, em altura, os mínimos que os especialistas lhe atribuem (8 cm). Trata-se, para além disso e  como assinala Miguel Porto no portal da SPBotânica (Flora.on), de uma "planta muito discreta que facilmente passa despercebida". 
Tipo biológico: Terófito;
Família: Caryophyllaceae;
Distribuição: Região Mediterrânica. 
Em Portugal distribui-se por boa parte do território do Continente. De duvidosa ocorrência no Algarve, Beira Alta, Beira Litoral e Douro Litoral, só é dada como certa a sua inexistência no Minho. Inexistente também nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: pastos ralos de ervas anuais, clareiras de matos e bosques, bermas de estradas e caminhos, em solos secos, pouco profundos e frequentemente pedregosos, a altitudes até 1400m.
Floração: de Abril a Julho.
[(Local e data: Estremoz * (concelho); 11 - Junho - 2016]

*Vista da cidade:


1 comentário:

Carlos Venade disse...

Maravilhosa, uma beleza que se esconde. Nas minhas latitudes não ocorre, espero poder contemplá-la e fotografá-la numa das minhas viagens mais para sul.