terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Erva-da-moda (Galinsoga parviflora)





Erva-da-moda* (Galinsoga parviflora Cav.)
Planta anual (tipo biológico: terófito), erecta. muito ramificada, que pode atingir até cerca de 80cm, com folhas opostas, ovadas ou lanceoladas, levemente sinuadas, com margens dentadas; capítulos com cerca de 6 mm de diâmetro, com o disco formado por flores tubulares amarelas, e um número reduzido (5 ou 6) de flores liguladas dispostas na parte exterior.
Família: Asteraceae/ Compositae;
Distribuição: espécie originária do continente americano, foi  introduzida e encontra-se naturalizada em numerosas regiões do globo, Europa incluída.
Como espécie introduzida e naturalizada, encontra-se também em Portugal, quer no território do Continente, quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e desenvolve-se em território português com tal vigor que já mereceu que lhe fosse atribuído o estatuto (pouco invejável) de espécie invasora (anexo I do Decreto-Lei n° 565/99, de 21 de Dezembro).
Ecologia/habitat: campos cultivados  e locais ruderalizados, tais como canteiros de jardins, bermas de estradas e caminhos, 
Floração: em Portugal, a floração decorre ao longo de quase todo o ano, mas com maior intensidade nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto. 
* No Brasil, onde é considerada como infestante de culturas anuais e outras e, em particular dos terrenos de cultivo de café, a planta  é conhecida pelas designações de Picão-branco; Botão-de-oiro; e Fazendeiro.
(Local e data: Cova da Piedade - Almada; 2 - Fevereiro - 2016)
(Clicando nas imagens, amplia)

    Sem comentários: