sábado, 7 de dezembro de 2013

Escrofulária-das-praias (Scrophularia frutescens)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

Escrofulária-das-praias (Scrophularia frutescens L.)

Pequeno arbusto (com altura até 60cm) mais ou menos ramificado, glabro, com folhas carnudas, sésseis ou curtamente pecioladas,´obovadas ou oblongo-lanceoladas, no geral, não divididas, salvo as inferiores, por vezes, penatilobadas, com margens inteiras, serradas ou crenadas; flores com corola bilabiada de cor roxa,com os lóbulos laterais esbranquiçados, dispostas em cimeiras (3 a 15 flores) agrupadas em inflorescências em cacho, em geral alongado, em cujo eixo, entroncam alternadamente. Frutos constituídos por cápsulas ovóides ou quase globosas, escuras na maturação.
São reconhecidas duas variedades desta espécie: a var. frutescens caracterizada por possuir folhas com limbo com comprimento superior ao dobro da largura, com margens serradas, englobando-se as restantes na var. latifolia.
Ecologia/habitat: areias litorais e dunas consolidadas. É considerada como espécie psamófila (=desenvolve-se normalmente em terrenos arenosos). No caso, em geral, em zonas costeiras. 
Distribuição: na Península Ibérica e Noroeste de África e, dubitativamente, na Sicília. Em Portugal ocorre ao longo de todo o litoral ocidental do território do Continente, desde o Minho até ao Algarve. Um tanto surpreendentemente, a Flora Ibérica assinala também a sua ocorrência na Beira Baixa.
Floração: de Maio a Agosto.
[Local e datas: Praia do Bom Sucesso (Lagoa de Óbidos); 9 - Maio - 2013 (fotos 1 a 6); 26 - Agosto - 2012 (foto 7)]

Sem comentários: