sábado, 15 de dezembro de 2012

Marroio (Ballota hirsuta)




Marroio (Ballota hirsuta Benth.)
Pequeno arbusto (tipo fisionómico: caméfito) de base lenhosa (30-60cm) da família Lamiaceae, portador de caules hirsutos, ascendentes ou erectos; folhas ovado-cordadas, crenadas, rugosas e revestidas de pêlos; flores sésseis, (com cálice em forma de cratera e corola tubular, com lábio superior bífido e inferior trilobado) dispostas em inflorescências formadas por um número variável de verticilos.
Distribuição: Península Ibérica (metade sul e leste) Ilhas Baleares e norte de África. Em Portugal a sua ocorrência está limitada ao Centro e Sul do território do Continente.
Habitat: locais pedregosos, ou rochosos, terrenos incultos, bermas de caminhos: É indiferente à natureza do solo.
Floração: de Abril a Setembro.
(Local e data: Sabugal; 23 -Junho - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Isa GT disse...

... resumindo... se tem caules hirsutos, este ano o pai natal vai oferecer ao Marroio... uma Gillette ;)

Bjos

Anónimo disse...

Em tempos não muito antigos (é possível que ainda actualmente), a flor desta planta era (é) usada para dar luz a lamparinas de azeite. Em tempos não muito antigos (novamente...) a flor era usada para alumiar as lamparinas das igrejas, aquelas que ficam sempre acesas geralmente num "copo" de cor avermelhado.

Procurar por "erva das lamparinas".

PS: na minha infância, há muitos anos atrás, uma tia minha costumava acende-la nesse local (igreja) e para esse fim (o de uma chama/luz sempre presente na igreja de aldeia). Após muitos anos de pesquisa encontrei a planta lá na aldeia e é exactamente esta.