domingo, 2 de setembro de 2012

Limónio (Limonium vulgare)







Limónio (Limonium vulgare Mill.)
Planta herbácea, perene, da família Plumbaginaceae. Pode atingir entre 30 a 60 cm de altura, dispondo-se as suas folhas (ligeiramente onduladas, bastante largas e compridas em relação a outras espécies suas congéneres), em roseta basal em torno da haste floral, onde as flores de cor variando entre o azul e o violáceo se agrupam em cacho de espigas relativamente densas.
Trata-se duma espécie halófita que suporta níveis de salinidade elevada ocorrendo sobretudo em terrenos de sapal. Distribui-se pela costa atlântica da Europa até ao sul da Suécia e por boa parte da costa do Mediterrâneo, estando também presente nas ilhas dos Açores, segundo esta fonte
Floração: de junho a setembro.
(Local e data: Lagoa de Óbidos; 25 - agosto - 2012)

2 comentários:

Paulo Araújo disse...

Este Limonium é das coisas mais bonitas que se podem ver nos sapais, e tem a vantagem de florir no Verão, quando a concorrência é pouca. Por acaso, desde que escrevi sobre ele no Dias com Árvores, percebi que é de facto frequente nos sapais da ria de Aveiro, pelo menos entre a Torreira e a Gafanha da Boa Hora. E quanto a ocorrer nos Açores, é isso que as referências dizem, mas há suspeitas (ou como alguém diz, zumzuns) de que o Limonium açoriano é de outra espécie, ainda por baptizar. A ecologia, pelo menos, é bastante diferente.

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Paulo, por mais este esclarecimento.