quinta-feira, 28 de junho de 2012

Carduus platypus subsp. platypus








Carduus platypus Lange subsp. platypus
O Carduus platypus é um endemismo ibérico subdividido em duas subespécies: o c.p.granatensis, que os espanhóis consideram como seu exclusivo, e o c.p. platypus que, sem reclamação de exclusividade,  é dado como presente do lado de cá da fronteira. É, porém, muito mais que provável que as duas subespécies ocorram dos dois lados da fronteira luso-espanhola, pois existem registos da presença do c.p.granatensis mesmo sobre a linha de fronteira como se pode constatar aqui
"Cardos" presentes em território português são mais que muitos, se nos ativermos à linguagem popular,  mas pertencentes ao género "Carduus" são apenas 10, segundo informa o Paulo Araújo, e o Carduus platypus é um deles. 
Planta herbácea, bienal, da família Asteraceae, possui um caule mais ou menos ramificado que pode atingir mais de um metro de altura. A forma das suas brácteas involucrais, compridas e recurvadas, é, seguramente, a característica que permitirá a um leigo saber que está na presença da espécie. 
Não é espécie muito comum, deduzo eu do facto de o Portal Flora-On não conter, nesta altura, mais que três registos de ocorrências, todas no centro do país. Quanto ao habitat da sua preferência, as certezas são poucas. Há quem a considere uma espécie ripícola; quem a tenha observado  em campos agrícolas cultivados e incultos. A minha experiência,  no entanto, não é coincidente com tais opiniões. De facto, o exemplar reproduzido nas imagens supra, embora encontrado na proximidade da barragem do Sabugal, situava-se bem afastado da linha de água, em terreno coberto de matos recentemente cortados e, em outros dois encontros ocorridos na Serra do Açor, no ano passado, as plantas, nestes casos, não isoladas, observavam, dispostas em clareiras de matagais situadas à beira da estrada, quem por esta passava.
Floração: de maio a julho, segundo a Flora Digital Portuguesa.
(Local e data: Barragem do Sabugal, 20 - junho -2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

4 comentários:

Luis Moreira disse...

Belíssimo, Francisco. Mil vezes mais bonito que a política.

Francisco Clamote disse...

É, de facto, um cardo belíssimo, Luís. A política também é bela quando é levada a efeito por gente que na sua acção se norteia pelo bem da "polis". Poderá não ser a regra, mas, felizmente, ainda há gente assim. O "povo" é que, por estranho que o caso se afigure, parece que aprecia mais os demagogos e aldrabões.

Fernanda Delgado do Nascimento disse...

Olá Francisco
Este cardo é uma verdadeira beldade! Mas as fotos também ajudam pois estão otimas e revelam na perfeição os pormenores das inflorescencias.

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Fernanda.