domingo, 29 de janeiro de 2012

Iris persica


Iris persica L.
Há uns tempos guardada nos meus arquivos, esta "preciosidade" só hoje é publicada, porque também só agora a consegui identificar entre a multidão de espécies da família Iridaceae e das muitas variedades entretanto criadas pela floricultura. 
É uma planta herbácea, bolbosa, perene, de pequenas dimensões (não ultrapassa, em regra, os 10 cm e a planta fotografada nem essa altura atingia)  nativa da Ásia e, designadamente, da Turquia, Síria, Iraque e porventura do Irão, donde lhe advém, certamente, o qualificativo específico de persica. Prefere solos argilo-arenosos, pouco húmidos e bem  ensolarados, requisitos preenchidos no caso da planta observada em passeio pelo Vale Derbent - Capadócia - Turquia, com vista para as "chaminés de fadas" (em baixo).
Floresce entre fevereiro e abril.

(Data: 29 - março - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

1 comentário:

Marcos disse...

Meus amigos me acham bobo por gostar tanto assim de plantas,mas nem ligo eu adoro,plantas de todas as espécie sobretudo as que me fazem curiosidade,eu estava aqui procurando outra plantas da espécia Cassia occidentalis L vermelha muito rara mas encotrei uma que encotrei uma vez em um gramado,tirei muda plantei mas morreu e achei que nunca ia encotrar mais,então estava passando então vi a imagen da iris persica então descobri seu nome e a imagem é a mesmo que vi no gramado so eram mais rosadas mais são as mesmas e o será que tem pra comprar?
isso tem um dez anos e foi so ver que lembrei,na mesma ocasião encotrei em uma rodivia pés da Cassia occidentalis L talvês não pode ser outra espécie mas são identicas só que vermelhas,peguei semente mãs não nasceu ou se nasceu eu não viu pois tive que mudar de lá,pois é isso adorei o blog!