(árvore jovem)
(inflorescência de flores masculinas)
(flores femininas)
(frutos imaturos)
(fruto maduro prestes a desprender-se da árvore)
Espécie da família Juglandaceae, a Nogueira (Juglans regia L), também designada por Nogueira-comum, ou Nogueira-europeia, é uma árvore de folha caduca, geralmente considerada como originária dos Balcãs e do Médio Oriente, mas que conheceu ampla difusão noutras regiões da Europa e da Ásia, em tempos remotos, tendo sido introduzida como planta cultivada (de que existem diversas variedades) noutras regiões do globo, designadamente na América do Norte, sendo actualmente os Estados Unidos um dos maiores produtores mundiais.
É uma árvore de copa larga, muito ramificada e que pode atingir até 30m de altura. De crescimento relativamente lento, a Nogueira goza, em contrapartida, de grande longevidade, havendo referências a exemplares com mais de 300 anos.
É cultivada para aproveitamento da madeira, considerada de muito boa qualidade e usada sobretudo para o fabrico de mobiliário e dos frutos (nozes) cujas sementes, alojadas no interior do endocarpo duro, são consumidas como frutos secos, sendo também utilizadas para extracção de óleo vegetal.
Habitat: Desenvolve-se bem em terrenos húmidos e profundos, com substrato calcário ou silicioso, preferentemente a altitudes até aos 800m. Em Portugal é mais vulgar no interior norte e centro.
Floração: abril - maio;
Maturação dos frutos: geralmente a partir de setembro.
(Clicando nas imagens, amplia)