sexta-feira, 18 de março de 2011

Cornucópia (Fedia cornucopiae)




Fedia cornucopiae (L.) Gaertn.; sin: Fedia graciliflora Fisch. & Mey.

Conhecida entre nós pelas designações de Cornucópia e Alface-de-Argel (segundo o Portugal Botânico de A a Z) a Fedia Cornucopiae é uma pequena planta herbácea, anual, da família Valerianaceae, que não excede os 35 centímetros de altura, sendo considerada como originária da Região Mediterrânica, ocorrendo, designadamente, em Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e nos países do Magrebe (norte de África).
Segundo a Encyclopaedia Britannica eb.com, trata-se do exemplo mais surpreendente de heterocarpia, (capacidade de produção de frutos diferentes) frutos que, no caso, se apresentam sob três formas, o que facilita a propagação das sementes, uma vez que estão adaptados, uns, à dispersão pelo vento e outros, á dispersão pela água, ou  pelos  animais, designadamente, pelas formigas. Como diz o link citado, o fenómeno da heterocarpia é um seguro contra catástrofes: no caso da Fedia Cornucopiae, mesmo que um dos métodos de dispersão das sementes falhe, a planta dispõe ainda de outros dois em carteira.
Alegadamente, as folhas são comestíveis. Daí, porventura, a designação de Alface-de-Argel?
(Local e data:  as fotos foram obtidas num relvado à beira da estrada nas proximidades de Torres Novas, em 19 de fevereiro de 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: